Resenha: "Para todos os garotos que já amei", Jenny Han

em 15.6.16


Oi, gente!
Saudades daqui, se passaram 5 dias praticamente desde que postei algo aqui para vocês. Ficar sem internet é definitivamente a pior coisa nos tempos de hoje em que você é refém das redes sociais para se comunicar com as pessoas. No meu caso nem sofri tanto por causa das redes sociais, mas sim por não poder postar o conteúdo de Dia dos Namorados que havia deixado organizado, mas infelizmente não deu. Mas cá estou eu para pelo menos deixar um post digno para vocês depois desses 5 dias de abstinência.

_____________________________________________________________
Título original: To all the boys I've loved before
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 320
Ano: 2015

Bom, gente. Esse livro que irei resenhar entrou para a minha lista de favoritos. "Para todos os garotos que já amei" é um livro gostoso e de leitura fácil. 
A primeira vez que ouvi falar dele foi na Turnê Intrínseca que teve aqui em Salvador ano passado, e me apaixonei de cara, né.
O livro conta a história de Lara Jean, uma garota romântica que escreve cartas de despedidas aos garotos que já amou (platonicamente) - e não as envia. Para ela as cartas são como uma forma de exorcismo. Quando acha que não está mais apaixonada, ela escreve uma carta e a guarda numa caixa de chapéu azul-petróleo que foi de sua mãe. Ela mora com o pai e as duas irmãs, Margot e Kitty. E tem também o Josh, que é quase uma extensão da família, que só vive na casa deles.

Margot resolve ir para Escócia viver seu sonho na faculdade e termina o namoro com Josh, deixando sua família incompleta. 
Lara Jean percebe uma distância entre sua irmã mais velha e a família, e se vê diante da responsabilidade de assumir o papel de nova irmã mais velha e dona de casa. Seu pai também sofre com as mudanças na casa que agora parece mais vazia, e decide jogar coisas antigas e sem muita importância fora.
A fim de continuar sua rotina, no intuito de esquecer Margot, Lara Jean continua se encontrando com Josh e percebe que alguns sentimentos enterrados podem estar revivendo dentro de si.
 Como se não bastasse estar se apaixonando outra vez pelo ex da irmã mais velha, num certo dia Lara Jean acorda e descobre que no meio de tanta coisa que seu pai se desfez, sua caixa azul-petróleo também foi junto, e que suas cartas foram entregues aos seus destinatários. Respectivamente: Josh, Peter Kavinsky (o garoto mais popular e bonito do colégio), e mais três garotos que ela nunca teve contato direto. 
Querendo se mostrar madura, Lara Jean encara a situação como algo que ela mesma deveria resolver. Josh a confronta com a carta, e ela tenta desvencilhar-se, e ao invés de resolver, só cria ainda mais problema para sua vida.
Como todo YA (Young Adult), o livro possui alguns clichês como: a garota malvada, rica e com nome de vilã, Genevieve, que por sinal apronta um monte com Lara Jean, coitada. Não sei o que é, mas esse livro em especial despertou algo em mim, que os outros de mesmo gênero não conseguiu. Talvez tenha sido o jeito como a Jenny Han escreve, um jeito que só ela sabe escrever. Com coerência e realismo nas histórias. Os personagens são divertidos e apaixonantes. Até mesmo aqueles que no começo eu criei uma certa antipatia, no decorrer da história se mostraram mais atraentes e me cativaram. Outro aspecto que me chamou a atenção foi a leitura fácil e agradável que eu tive, pois inúmeras vezes me identifiquei com Lara Jean, que é nº 1 em gafes, assim como eu na maioria da vezes. Perdi a conta das gargalhadas que dei com o livro.

E pra quem não sabe, o livro tem continuação já publicada aqui no Brasil, "Ps: Ainda amo você", que foi lançado no primeiro semestre desse ano, pela editora Intrínseca. Eu como estava ansiosa, li o digital mesmo e em breve terá resenha dele por aqui. E para quem quiser adquirir os dois exemplares, estão sendo vendidos nas grandes livrarias e lojas virtuais.

Bom, meus amores, essa foi a minha primeira resenha aqui no blog. Espero que tenham gostado. Conta nos comentários se já leram algum livro da Jenny Han e o que acharam, e caso não tenham lido, mas sentiu vontade, conta aqui também.
Um beijo e até a próxima!


Créditos de imagens: google images

15 comentários:

  1. Ah, ando querendo loucamente ler esse livro, aliás, o segundo também ♥ A história parece ser ótima e envolvente, diferente dessa coisa mais menininha que a gente encontra em livros assim. Gostei demais da resenha.

    ResponderExcluir
  2. parece ótimoooo!
    daqueles livros que tu devora de uma vez só!
    vou procurar pra ler também
    adorei sua resenha! ♥
    beeeijos,
    https://tudonodup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. esse livro parece ser ótimo, daqueles que tu começa a ler e quer logo saber o final!
    vou procurar pra ler! ♥
    amei tua resenha!
    beeeeijos,
    https://tudonodup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Awnnn!!! Fiquei louca pra ler! Amei sua resenha, flor ❤😘

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro só pela sinopse, quando eu tinha paixões platônicas (que não foram tantas assim) nunca pensei em fazer carta de despedida, mas isso é uma boa ideia.
    Já pensou achar a caixa com todas elas depois de muitos anos?
    Mas cara foi entregue aos destinatários, isso me deixa curiosa e com vontade de ler haha.
    BEIJOOOS <3

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para ler esse livro, mas estou cheia de livros para ler e está complicado haha. Acho que vou comprar ele logo logo. Adorei a resenha <3

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. HASHAHAHAHHAHA e esse comentário na carta?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk hilário!

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
  8. fiquei com vontade de ler <3, eu nunca ouvi fala sobre, achei bem interessante a tua resenha beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu amo este livro. É daqueles queridinhos da vida rs
    Comecei a ler de noite, e enquanto não acabei não fui dormir , ja era de manha hahahahaha ; a continuação é ainda melhor ♥
    Beijo

    www.maisfeminice.com.br

    ResponderExcluir
  10. Awn que legal <3 Fiquei curiosa para ler MDS amei a resenha <3

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li, mas vou!!!!!! Adorei a história, sou louca por chick-lit kkkkk
    Sinto que vou me envolver tanto quanto você. Obrigada pela resenha, linda.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito curiosa por essa "série". Parecem bem leves e divertido. Adorei a resenha <3
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar desse livro, mas nunca tinha parado pra ler resenha nem nada, mas lendo aqui e sabendo mais sobre ele fiquei com muita vontade de ler o livro!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
  14. Estou super curiosa pra ler esse livro. Em breve!!!
    Gostei bastante da sua resenha e despertou ainda mais meu interesse.
    esse com certeza é marcante, sucesso, bjoo

    http://lorenacaribe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, linda!
    Amo livros nesse estilo e já fiquei com vontade!
    ❥ www.desaiagode.com

    ResponderExcluir